segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

A História do Carnaval


Já ouviu aquele dizer popular de que " o ano só começa depois do carnaval"? Ou já notou como os estrangeiros associam nosso pais com a festividade?.Todo e qualquer brasileiro sabe o que é o carnaval, não é mesmo? Porém o que nós não sabemos como ele se tornou o que nós conhecemos hoje! Afinal, quando surgiu o Carnaval?
Na verdade, a típica festa não tem origem brasileira, mas romana. Isso mesmo! O carnaval teve origem na Roma antiga, e com o tempo passou a ser usado pelo cristianismo como o período entre o dia de Reis e a quarta feira de cinzas. De qualquer forma essa festividade não é apenas nossa, apesar de que sabemos o quão importante se tornou no nosso país... Em Roma a festividade era marcada pela presença de máscaras e brincadeiras. Isso não nos lembra o Carnaval de Veneza?
A associação do carnaval com o prazer pode ter tido origem nas festas romanas ao deus Baco,  marcadas pela embriaguez e pela entrega aos prazeres da carne.
Como essas festas eram pagãs a igreja decidiu dar seu próprio sentido a festa, e assim nasce o que conhecemos por carnaval. O termo carnaval significa "adeus à carne" , e por isso simboliza a celebrações dos prazeres antes que eles se vão. Poderia se dizer que é uma despedida? Pode ser que sim! Isso vai se enfatizar em 1091 quando a igreja oficializa a data da quaresma. O carnaval seria o oposto do comportamento reservado dessa data católica. E a festividade significaria um período para anular as preocupações e obrigações da vida.
 Com o tempo, os bailes de máscara, as fantasias e os carros alegóricos foram incorporados à festa. E o Carnaval foi ganhando organização e espaços reservados à sua prática.  
O entrudo, festa de origem portuguesa, foi uma das primeiras manifestações carnavalescas no Brasil. Enquanto essa era praticada pelos escravos, que saiam de rosto pintados e jogavam farinha e bolinhas de água de cheiro nas pessoas, a elite criava os bailes de carnaval. 
Hoje, os desfiles e a cultura do carnaval se disseminou pelo país e acabou se tornando um marco de nossa cultura. Depois, surgiram os cordões e ranchos, as festas de salão, os corsos e as escolas de samba. Afoxés, frevos e maracatus também passaram a fazer parte da tradição cultural carnavalesca brasileira. Marchinhas, sambas e outros gêneros musicais também foram incorporados à manifestação. 
No final das contas se tornou um evento e uma tradição brasileira, além de ser lucrativo para o comércio e o turismo. Gostar ou não do Carnaval, gostar de sambar, apoiar ou não o apelo sexual desse período são critérios pessoas, de qualquer forma conhecer a cultura do nosso país é um dever de todo brasileiro. 
Curiosidades:
-O samba surgiu em torno da década de 1910, com a música Pelo Telefone, de Donga e Mauro de Almeida. 
-Na década de 1920 surgiram as primeiras escolas de samba: a Deixa Falar que daria origem a escola Estácio de Sá e a Vai como pode, originando a Portela.
-O trio elétrico surgiu em 1950 em Salvador, quando Dodô e Osmar utilizaram um caminhão para colocar seus instrumentos e desfilar pela cidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário