quarta-feira, 1 de abril de 2015

O que é a beleza?


Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas.
A beleza o tempo destrói, mas o coração permanece para sempre. O amor é isso, sem explicação, sem razão, aparece quando menos se espera, mas cresce como uma rosa.
O mais importante no amor é que surja primeiro a admiração e depois o desejo. Mas nem sempre é assim. Não é mesmo? No mundo atual há uma sobrecarga de informações e de um consumismo absurdo. Além da busca insaciável pela felicidade. E por trás disso se encontra o conceito da beleza. O que é beleza?
Se tomarmos como exemplo o renascimento ou a idade da pedra, a beleza de uma mulher estava nas suas qualidades de progenitora, como seios ou quadris proeminentes. Além de que as saliências e os quilinhos a mais eram considerados benéficos. Já ouviu aquela expressão: “Quem gosta de osso é cachorro!” ? O conceito é bem esse.
Já hoje em dia com o destaque das modelos, atrizes e protótipos de beleza, o conceito do belo sofreu algumas alterações. Uma mulher mais sequinha e com o corpo definido é definida como bonita ou até aquela com o busto proeminente, mas sempre “em forma”. Deveria se chamar “em fôrma”, pois é isso que estão tentando criar. Cria-se e sempre se criou o ser humano enlatado. Como se partisse de um molde, aonde todos são iguais e partem das convenções sociais. Porém estas são mutáveis! Tomando este partido, questionamos, o que é beleza?
Quanto aos homens também há certa exigência. Corpos fortes e peitorais largos. Os famosos bíceps, tríceps e abdômen definido. As preferências variam de pessoas a pessoa, cor dos olhos, cabelo, nariz e até pé. Cada um tem um conceito do belo e mesmo inconscientemente as pessoas julgam e segregam umas as outras pelo exterior. 
E raça? É inegável como o racismo se mantém na sociedade, mesmo de forma discreta. O que torna um asiático, um negro, um árabe, um europeu, um latino ou um anglo-saxônico um mais bonito do que o outro? NADA, exatamente nada, apenas as nossas convenções.  E como fazer pra romper esse ciclo de preconceito? Cada um passe a valorizar mais o que esta por dentro do que esta por fora.   Pois a beleza está nos olhos de quem vê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário