quarta-feira, 6 de maio de 2015

Resenha- Estrelas Tortas- Walcyr Carrasco

Eu li esse livro há muito anos, e inclusive reli. Resumindo: é um livro muito bom. E apesar de velha, a resenha ainda é válida! 



Sinopse:
Marcella é uma jovem bonita e esportiva. Sofre um acidente de automóvel, com a mãe ao volante. Torna-se paraplégica. Sua vida muda completamente. Seu cotidiano é cruel. Aprende a adaptar-se à perda de movimentos. Tudo parece difícil. Mas ela descobre novos amigos e encontra forças para reconstruir sua vida mostrando que, por pior que sejam os obstáculos, sempre é possível dar a volta por cima. Cada capítulo é narrado em primeira pessoa por alguém da família ou do círculo de amigos de Marcella, dando versões diferentes da tragédia e mostrando como se pode encontrar um novo caminho.


Ano: 2003 

Páginas: 104
Editora: Moderna


Sobre o livro:

A trama é basicamente sobre uma menina que até então vivia uma vida tranquila, jogando vólei, com namorado, amigos, e sofre uma reviravolta. O grande conflito da personagem é lidar com suas novas limitações, não só físicas, mas também emocionais. 
Devido a um acidente, ela fica paraplégica e isso muda a vida de todos a sua volta. Mais do que um drama, é uma história de superação. Como apesar das dificuldades da vida, podemos ser felizes.
O livro é dividido em vários capítulos narrados por diferentes personagens. Cada um retrata seus sentimentos quanto ao fato e como isso os atingiu. Achei essa peculiaridade ótima, já que é possível ter noção do fato como um todo. 
Quando li o livro pela última vez esquematizei os pontos de vida de cada narrador. Então segue um pouco dos personagens e de spoiler( se não gosta, é melhor não ler) :
     
Gui (irmão): Irmão se Marcella que acaba sofrendo muito com a situação, porque até seguinte momento ele era o caçulinha, e  agora tinha de fazer tudo pela sua irmã. 
Mariana (amiga): Ficou triste ao saber do acidente, mas este fora importante, pois a partir daí que se tornou amiga de Marcella. Elas tinham uma intriga de infância, a qual é abolida.
Bira(namorado): Não se sentiu bem com o acidente e passou a se incomodar ao saber que Marcella não tinha mais chance de andar. E nesse momento a esquece e arruma outra namorada.
Aida (mãe): Se sente culpada pelo acidente. É obrigada a trabalhar mais para responder as necessidades da filha.
Emílio (amigo): Puxa Marcella da cadeira para dançar em uma festa, e só nesse momento descobre que esta é paraplégica. Fica triste com o ocorrido e vai pedir desculpas.  Após isso se tornam amigos.
Bruno (pai): Também sentia-se culpado e teve que trabalhar mais. Passa a tratar a filha como uma boneca de porcelana.
Marcella: Vai se conformando com o tempo, renova seus valores e vê a vida de um novo jeito.

Foi um dos melhores livros que já li, no quesito de emoção e expressão de sentimentos. Walcyr consegue mostrar ao leitor os pormenores dos sentimentos de cada personagem. Narrando uma trama intrigante, romântica e inteligente. 
Além da moral incrível: 
Todos somos iguais, mesmo com os defeitos, estes que não devem nos limitar!

    “ Quando as estrelas entraram pela janela, foi nisto que pensei.
     ‘Que a gente é como um pedaço da noite.

     De longe, as estrelas perfeitas,

     De perto, estrelas tortas!” Marcella

Nenhum comentário:

Postar um comentário