quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Dia Nacional do Livro

Hoje é um dia muito especial, o Dia Nacional do Livro! Como assídua leitora e escritora, não posso deixar de enfatizar os benefícios tragos pelos livros ao mundo. O livro é uma ferramenta para conhecimento, digo até compreensão, como saberíamos de Ilíada, Romeu e Julieta, os sonetos de Camões, Dom Quixote, Anna Karenina ou Guerra e Paz de Tolstói, Os Miseráveis ou O corcunda de Notre Dame de Victor Hugo, Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas, os heterônimos de Fernando Pessoa, como conheceríamos Alice no País das Maravilhas sem eles?
Livros são formadores de cultura, eles podem ser armas poderosas no mundo. Nossos registros, saberes, sonhos, imaginações são registrados em palavras e em livros. A impressora de Gutenberg serviu como instrumento fundamental para disseminar esses objetos tão fantásticos que hoje podemos ler em qualquer lugar. Os livros digitais também são interessantes, porque barateiam o produto e reduzem distâncias. Mas ainda assim, nada como um livro físico, nada como o prazer de tocá-lo, ver aquela capa linda e colecionar seus preferidos.  
E hoje como dia nacional dessas belezuras te pergunto sobre a literatura brasileira, você gosta? A nossa literatura já foi muito vista como elitizada, porém agora qualquer um pode ler e se deliciar com nossos autores nacionais e nossa cultura. Não importa se é Machado de Assis, ou Paula Pimenta, ou Clarisse Lispector ou Oswald de Andrade, leitura é leitura! E você, qual livro gosta?

*OBS.: Em 29/10/1810 foi fundada a Biblioteca Nacional após a transferência da Família Real ao Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário