quarta-feira, 4 de maio de 2016

Resenha Surpeendente

Devo assumir, antes de mais nada, que não leio tanta literatura nacional quanto estrangeira, mas antes que me atirem pedras, direi também que gosto da literatura nacional e sempre leio um livro ou outro. Pra ser bem honesta quando comecei o hábito da leitura só lia autores nacionais. Por alguma razão, reparei que a nossa literatura não é tão bem divulgada quanto deveria. Bem, mas para reparar isso cabe a nós, leitores, buscar um pouco mais de livros nacionais, sejam clássicos ou  contemporâneos.

Foi assim, quando eu estava comprando alguns livros que eu encontrei Surpreendente e pela resenha me atraí e decidi ler. E essa foi uma excelente escolha, porque esse livro me fez rir, chorar, me emocionar e refletir. Inclusive por isso resolvi fazer uma resenha e prestigiar essa bela obra.



Surpreendente!Editora: Intrínseca
Ano: 2015 
Páginas: 272
Sinopse: Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente. O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro.O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso.Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.
Sobre o livro: Pode até parecer engraçado, mas definitivamente Surpreendente é surpreendente. Ele tocou minha alma de várias formas, primeiro em relação ao protagonista. Pedro é uma pessoa sensível, criado em uma condição de vida boa, mas sempre vê as dificuldades dos mais necessitados e tem esperança no mundo. Ele chama sua fé nos filmes de Cinema-Felicidade. 
Como se não bastasse o excelente protagonista, ainda temos os coadjuvantes e o enredo.  Fit é um amigo muito compreensivo e educado. Mayla é esperta e criativa. E Cristal é cuidadosa e divertida. Um onda de boas energias faz com que a estória se torne tocante. E devo elogiar o cenário também, afinal a trama se passa em São Paulo e Pirenópoles, dois lugares que eu já conheço (não todos os lugares citados, mas alguns) e faz com que tudo se torne mais real, porém é algo muito particular.
O enredo parece simples, mas se desenrola com algumas surpresas e o grande segredo de Pedro. Mostra a relação dos pais, as amizades e a atração por Cristal. Tudo isso desemboca em um final emocionante. A verossimilhança, a presença de citações -por parte dos personagens- de músicas e muitos filmes, a narração, a descrição das pessoas e até de seus pontos de vista é incrível. Surpreendente é um livro que me fez sentir mais humana e mais apaixonada pela vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário