domingo, 10 de julho de 2016

Crítica - Como Eu Era Antes de Você



Logo que soube desse filme fiquei interessada. Assumo que li o livro por causa do trailer do filme, é por isso que sempre digo que as adaptações tem a sua utilidade: fazer as pessoas lerem. Devo dizer que gostei bastante do livro ( como já contei na Resenha). Mas ironicamente, o filme que me inspirou, me desanimou. Quer dizer, é um filme bom, mas também deixou a desejar. Na análise a seguir explico minhas razões.


Data de lançamento: 16 de junho de 2016 

Direção:
Duração: 1h 50min 
Gênero: Drama, Romance
Nacionalidade: Reino unido


Sinopse: Rico e bem sucedido, Will (Sam Claflin) leva uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes radicais até ser atingido por uma moto, ao atravessar a rua em um dia chuvoso. O acidente o torna tetraplégico, obrigando-o a permanecer em uma cadeira de rodas. A situação o torna depressivo e extremamente cínico, para a preocupação de seus pais (Janet McTeer e Charles Dance). É neste contexto que Louisa Clark (Emilia Clarke) é contratada para cuidar de Will. De origem modesta, com dificuldades financeiras e sem grandes aspirações na vida, ela faz o possível para melhorar o estado de espírito de Will e, aos poucos, acaba se envolvendo com ele.

Opinião:  A história é simples e já foi comentada aqui no Blog, então a questão chave do filme que será abordada é a técnica. Primeiramente vamos falar dos acertos da obra. O cenário estava muito bem construído e detalhado, não me lembro de nenhuma adaptação tão fidedigna às descrições feitas no livro sobre o espaço. Também o figurino, mesmo que não seja 100% fiel aos descritos( mas isso também seria demais, não é?) foram muito bem construídos. As roupas espalhafatosas de Louisa e o belo vestido vermelho acertam na mosca e nos fazem dar boas gargalhadas ( o que foi aquela meia de abelinha?). A fotografia é outro ponto que merece destaque. O conjunto visual da obra ajudou, mas os ângulos e a resolução da imagem realmente ficaram realmente bons. 
Quanto as atuações não estou totalmente certa. Isto é, Sam Caflin atuou muito bem e transmitiu verossimilhança ao espectador, e merece reconhecimento pelas dificuldades físicas do papel. Enquanto isso, Emilia Clarke abusou das expressões faciais e fez a comédia ficar boa, porém, não posso dizer a mesma coisa sobre o romance. Clarke não me convenceu em seu amor para com Will, talvez a atriz precisasse desenvolver melhor sua atuação com romance. As atuações em um todo ficaram boas. No entanto, a comédia prevaleceu ao drama por parte dos atores em geral, o que me deixou meio desapontada.
Outros dois desapontamentos foram sobre a Trilha Sonora e o Roteiro. Sobre a trilha sonora, a decepção partiu das grandes expectativas inicias. É que as músicas são muito boas, mas sinceramente acho que os cortes e os posicionamentos delas nas cenas poderiam serem diferentes. Há alguns momentos em que senti falta de música e outros que achei desnecessário. Enquanto isso, o Roteiro parece não ter sido bem explorado, há certa estranheza em dizer que ele foi produzido pela própria escritora. Nas cenas do filme, Louisa parece apenas uma boba alegre e sua mudança não é tão significativa como no livro. E sobre Will, ouvi muitos comentários de pessoas que não leram o livro de interpretarem o seu desfecho como algo negativo, o que na verdade está mais para uma crítica à própria vida do que qualquer outra coisa. Creio que esse mal entendido seja por causa de algumas cenas cortadas. Talvez seria melhor fazer um filme com mais 30 minutos e desenvolver melhor os personagens...
Por fim: Em um aspecto geral "Como eu era antes de você" é um filme bom. Vale a pena assistir pela ideia central da história, mas o livro supera o filme, então mais do que qualquer outra coisa, leia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário