segunda-feira, 22 de agosto de 2016

É impossível ser feliz sozinho?

Algo que sempre me preocupa é a questão da autossuficiência. Parece que vivemos dependentes e carentes, sendo assim, não conseguimos nos libertar uns dos outros. Por outro lado, tenho consciência da necessidade das relações intersubjetivas para a nossa sobrevivência, já que o ser humano precisam se relacionar. Porém, talvez o "é impossível ser feliz sozinho"¹ deve ser pensando de outro modo. Quem sabe Tom Jobim leu Epicuro, não é mesmo?
Nesses tempos modernos vários valores têm sidos reformulados, como por exemplo, a ideia de amizade, relacionamento e casamento. Casar ainda é o sonho de muitos, mas não é mais essencial como era há 60 anos. Os relacionamentos são cada vez mais dinâmicos e versáteis. E as amizades são cada vez mais amplas, a internet e a redução de espaço-tempo proporcionou que as mais diversas pessoas se tornassem amigas (conhecidos, chame como quiser). E no final das contas tudo isso trabalha em prol da busca pela felicidade
Por outro lado, há aquela necessidade de companhia que muitas vezes nos acompanha. É comum escutar meninas e também meninos reclamarem de estarem solteiros. Ou de que não saem com ninguém a não sei quanto tempo... Enfim, é bastante compreensivo que as pessoas sintam falta de alguém, mas penso que isso não deve nos limitar.  Você já parou pra pensar quantas oportunidades perdemos por deixar a apatia nos dominar?
Posso dizer que particularmente, creio em como os amigos e familiares ajudam na questão da companhia. Porque não sair com um(a) amigo(a), irmão(ã)? Será que não temos nos feito de dependentes dos relacionamentos? Digo mais, qual é o problema de ir ao cinema sozinho(a)? Não é maravilhoso poder ser autossuficiente? Poder decidir o que vai fazer e como vai fazer!

Para tudo! Então você está querendo dizer que estar solteiro é melhor que estar namorando? Ou que estar sozinho é melhor do que estar acompanhado? Não, vamos com calma. Ambos têm seus pontos positivos. O que quero dizer é que estar só (não apenas no sentido de relacionamento amoroso) ou estar acompanhado não é a questão, a questão é como você se sente. Penso que essa impossibilidade de ser feliz sozinho não funcione como um limitador, nem se restringe a relacionamentos amorosos, apenas deduz o óbvio, é impossível viver sozinho! Mas não, isso não quer dizer que precisamos de outras pessoas a todo tempo. Ao menos penso assim: A sua melhor companhia é você mesmo.

¹Wave- Tom Jobim

Giovana de Carvalho Florencio

Nenhum comentário:

Postar um comentário