segunda-feira, 7 de novembro de 2016

O Amor é Racional

Esse é aquele momento em que você, meu caro leitor, deve estar pensando 'Que poeta mais de meia tigela é esta', não é mesmo? Mas primeiro, deixe me esclarecer; O amor é racional, porém isso não quer dizer que ele é racionalizável. Calma, vou explicar melhor.
Vamos começar dizendo o básico. Essa ideia de amor romântico e pessoa certa tem atormentado o ser humano há séculos e séculos. Amor e casamento estão atrelados? É preciso amar para ser feliz? Com quantos anos vou me casar? Quando vou me apaixonar? E esse monte de perguntas que todos um dia já nos fizemos. Ou pelo menos ouvimos alguém fazer.
Agora vamos dizer porque o amor é racional. Oras bolas, um homem e uma mulher (ou as variações disto) olham um para o outro e dizem 'Eu te amo', verdadeiramente. Isso não pode ser pouca coisa, não é? Tem de haver algum motivo para acontecer. Eles não simplesmente acordaram de manhã e falaram 'Vou amar aquela pessoa' e feito. Talvez ele (ou ela) até possa ter dito 'Vou amar aquela pessoa', mas ele já tinha alguma razão para amá-la. Seja aquele sorriso, aquele riso, aquela cabecinha ou qualquer outro atrativo que tenha visto nela. Se você pensa que há uma força maior que nos direciona para essa decisão, ótimo. Se você pensa que há razões bioquímicas para isso, ou atrações cognitivas ou qualquer coisa do gênero, ótimo também. Mas entenda, não estou impondo essa ideia, apenas constatando. O amor é racional. Mesmo que seja seu inconsciente que te direcionou a ele.
Agora por outro lado, o amor não é nada racionalizavel. Poetas, filósofos, teólogos e cientistas em geral tem tentado explicar o amor e falhado. Podemos até encontrar uma razão para ele acontecer. Mas não conseguimos explicá-lo como sentimento. Como explicar aquela temperança mesmo quando você está com raiva do ente amado? Ou ainda, como explicar o sorriso besta que aparece na sua cara quando vê sua bela silhueta ou quando conversa sobre poesia, ou quando assistem sua série favorita abraçados?
Sabemos que esse sentimento tem uma razão, só não sabemos esmiuça-lo. Agora, qual a utilidade de saber isso? Simples, pare de se culpar por amar alguém ou por nao conseguir amar outra pessoa. Amor é amor. Mas falando sério, você não vai ficar pensando nisso quando tiver deleitado nos braços da amada ou do amado, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário